sexta-feira

Pense em alguém

Você já conheceu uma pessoa pra lá de especial? Não, não qualquer pessoa, até porque pessoas especiais não são qualquer pessoa, mas uma pessoa... única. Aquele pessoa que te faz querer ser diferente, mas de uma forma boa. Uma pessoa que você admira muito, pela inteligência e sagacidade. Ela é igual a você, de uma forma toda especial, mas também é diferente ao extremo, só que isso não é importante porque são as semelhanças as coisas mais gritantes entre vocês. Está fazendo algum sentido? Tenho certeza que você sabe de quem eu estou falando.
Acho que todos nós temos uma porção reservada dessas pessoas para conhecer durante a vida, um número já estabelecido para que possamos simplesmente ir somando à nossa conta, um de cada vez. Sim, não virão todos ao mesmo tempo, pois cada pessoa é tão maravilhosa que você não vai ter olhos para encontrar as outras ao mesmo tempo; cada uma terá o seu próprio tempo.
Eu não sei bem como isso vai ser, não temos uma receita para isso. Não posso dizer se você vai conhecê-la amanhã, em 10 minutos ou em anos. Ou talvez você já a conheça, mas vai se dar conta disso na hora em que estiverem conversando, ou talvez em uma olhada, quando ela for embora ou, quem sabe, quando já não se falarem por anos. Mas você, em algum momento, vai saber. Vai simplesmente sentir o quanto a pessoa acrescentou a sua vida. A sensação vai ser de... admiração, com certeza vai. 
Aposto que já pensou em uma, duas ou três pessoas que já passou por suas vidas. Ainda não? Faz o exercício, não é difícil. Pense em cumplicidade. Pense em alguém que já esteve do seu lado que, em algum momento que você vê algo estranho na rua, por exemplo, pode olhar para essa pessoa e saber que vocês estão compartilhando o mesmo pensamento. Pense em alguém que já leu tantos livros de tantos títulos diversos, só pela curiosidade do saber. Você já esteve prestes a falar algo e teve alguém que completou a sua frase? Ou, quem sabe, já ouviu alguém falar com tanta convicção sobre determinado assunto, de uma forma tão capaz, que você só consegue pensar que você gostaria de ter o mínimo daquela inteligência. Aí está a sua pessoa especial.
Identificar essa pessoa não é difícil, o difícil é ter consciência. E aproveitar. Tudo na vida vem com uma data para fora do rótulo e somos tão presos em pensamentos, obrigações, "umbigações" (ah, sim, nossos pequenos universos ao redor do umbigo), que infelizmente pode ser tarde quando nos damos conta de que estivemos em presenças tão ilustres. Talvez você não consiga dar um passo para frente para prestigiar essa pessoa, mas sabe o que só seria bom? Agradecer. Essas pessoas especiais acrescentam umas páginas muito boas no livro da vida e se você conseguir somente fechar os olhos e agradecer por ter estado com ela, vai saber. Vai ter aproveitado. E, cá entre nós, isso é bom pra cacete!


Trilha sonora: Verbos sujeitos - Zélia Duncan